Portugal somou a sua segunda vitória no apuramento para o Europeu sub-21 de 2006, ao bater a Estónia, em Águeda, por 3-0, e isolou-se no comando do Grupo 3 desta qualificação. Hugo Almeida bisou, com Paulo Sérgio a abrir o marcador logo aos 12 minutos.
Corpo do artigo
Uma exibição sem grande esforço chegou e sobrou para que Portugal derrotasse a Estónia, por 3-0, um resultado que permitiu à equipa lusa isolar-se na liderança do Grupo 3 do apuramento para o Europeu da categoria.
No Estádio Municipal de Águeda, a selecção nacional entrou praticamente a ganhar, graças a um estupendo remate de Paulo Sérgio a cerca de 30 metros da baliza contrária, logo aos 12 minutos, ao qual o guardião da equipa do Báltico não se conseguiu opor.
Foram apenas precisos dois minutos para que a equipa nacional ampliasse a sua vantagem, agora num golo marcado por intermédio de Hugo Almeida.
O avançado do FC Porto que fez a sua primeira aparição neste apuramento, depois de ter sido integrado nos «AA» frente à Letónia aproveitou bem um desentendimento entre o guarda-redes Aksalu e o central Barengrub para marcar.
Com esta vantagem, a equipa nacional tentou ir para a frente em busca de mais golos, mas com o passar do tempo desacelerou o ritmo, perante uma selecção estoniana que também raramente arriscava.
Aos 19 minutos, Custódio errou o alvo por pouco após um remate de bicicleta, com Lourenço, aos 43, a também estar perto de marcar, acabando o avançado do Belenenses por falhar por pouco, após remate de ângulo reduzido.
Na segunda metade, Miguel Garcia esteve perto de marcar, aos 51 minutos, numa altura em que a equipa báltica tudo fazia para parar o ímpeto portuguesa, fechando-se bem na defesa.
Aos 66 minutos, surgiu a melhor oportunidades dos portugueses na etapa complementar, quando Manuel Fernandes rematou ao poste esquerdo da baliza da Estónia.
A dez minutos do termo da partida, Hugo Almeida fixaria o resultado final da partida, ao responder com um excelente cabeceamento a um cruzamento da direita de Miguel Garcia.
Com este resultado, a formação agora orientada por Agostinho Oliveira tem seis pontos no apuramento para o Euro 2006 da categoria, graças a duas vitórias em outros tantos jogos.
Portugal realiza o seu terceiro encontro deste apuramento a 12 de Outubro, numa partida frente à Rússia.
Sob a arbitragem de Guido Wildhaber, da Suíça, as equipas alinharam da seguinte forma:
Portugal:
Portugal: Bruno Vale; Miguel Garcia, Pedro Ribeiro, Amoreirinha e Valdir; Danny (Cristóvão, 46'), Manuel Fernandes, Raúl Meireles (Custódio, 85') e Paulo Sérgio; Hugo Almeida e Lourenço (Organista, 76').
Suplentes: Paulo Ribeiro, José Castro, Organista, Custódio, Daniel, João Pereira e Cristóvão.
Estónia:
Estónia: Aksalu; Kruglov, Barengrub, Post e Sisov; Reinumae, Purge, Lember e Voskoboinikov (Anjupera, 81'); Bassijlev (Ratnikov, 63') e Antonov (Sidorenkov, 54').
Suplentes: Reelo, Vanna, Anjupera, Ratnikov, Mazurkevits, Sidorenkov e Konsa.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Sidorenkov (66') e Valdir (90').