Portugal venceu hoje a Letónia por 2-0, em jogo do Grupo 3 europeu de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol Alemanha 2006, realizado no Estádio Skonto, em Riga.
Corpo do artigo
Dois golos marcados em outros tantos minutos «mascararam», este sábado, uma exibição descolorida de Portugal e lançaram a vice-campeã europeia de futebol para a importante vitória (2-0) na Letónia, na estreia no Grupo 3 de qualificação para o Mundial Alemanha2006.
Após uma primeira parte paupérrima, a equipa das «quinas» apelou aos dotes futebolísticos de Cristiano Ronaldo para resolver a partida a seu favor: o «prodígio» luso inaugurou o marcador aos 58 minutos e, no minuto seguinte, ofereceu a Pauleta o «tento da tranquilidade».
Depois de ter ficado em «branco» no Campeonato da Europa de 2004, Pauleta reencontrou-se com os golos na selecção portuguesa, igualando Figo (temporariamente retirado) no segundo lugar dos «artilheiros» lusos, com 31 remates certeiros, menos 10 que o líder Eusébio.
Sob a arbitragem de Graham Poll, de Inglaterra, as equipas alinharam da seguinte forma:
Letónia:
Letónia: Kolinko, Stepanovs, Astafjevs, Zemlinskis, Laizans, Lobanovs, Isakovs, Bleidelis, Rubins, Verpakovskis e Prohorenkovs (Rimkus, 76').
Suplentes: Piedels, Korablovs, Rimkus, Semjonovs, Zirnis, Kolesnicenko e Miholaps.
Portugal:
Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Jorge Andrade, Ricardo Carvalho, Nuno Valente (Caneira, 73'), Costinha, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo (Petit, 81'), Simão (Boa Morte, 68') e Pauleta.
Suplentes: Quim, Caneira, Petit, Miguel, Boa Morte, Tiago e Hélder Postiga.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo para Costinha (12'), Laizans (47'), Zemlinskis (58') e Prohorenkovs (60').