Começa esta segunda feira o mais importante rali todo-o-terreno do mundo. O português Carlos Sousa, em Mitsubishi é pelo segundo ano consecutivo um dos favoritos ao pódio final.
Corpo do artigo
Carlos Sousa tem agora com um novo navegador, o francês Jean-Michel Polato que foi contratado pela Mitsubishi. Os dois conhecem-se há poucos meses, desde que a dupla iniciou a participação no campeonato nacional de TT. Mas apesar do relacionamento ainda não ser muito próximo diz que o navegador francês vai ser muito útil no Paris-Dacar devido aos seus conhecimentos de mecânica.
No ano passado Carlos Sousa foi afastado da corrida para a vitória. O piloto nacional ainda venceu duas etapas mas à 13ª jornada da competição acabou por ter um acidente.
Tudo aconteceu devido a um erro no road-book, onde uma duna mal assinalada levou a que a Mitsubishi Strakar entrasse em pleno voo quando seguia a cerca de 150 quilómetros/hora e a aterragem provocasse ferimentos graves tanto a Sousa como no seu co-piloto, João Luz.
Este ano Carlos Sousa sente-se melhor preparado para enfrentar o deserto. Para mais, este ano a prova africana marca o regresso às origens, apresentando um traçado mais equilibrado e menos rápido, o que retira a avassaladora vantagem do vencedor das duas últimas edições do evento, o francês Jean-Louis Schlesser.
Mesmo assim, Schlesser continuará a ser um dos principais favoritos ao triunfo, juntamente com o francês Jean-Pierre Fontenay, os japoneses Kenjiro Shinozuka e Hiroshi Masuoka e a alemã Jutta Kleinschmidt, todos companheiros de equipa do único português presente neste Dacar na competição automóvel.