Maria João Morgado e Leila Marques qualificaram-se, esta terça-feira, para as finais nas provas de natação em que participam. No atletismo, Carlos Lopes e Firmino Baptista estão nas meias finais dos 100 metros.
Corpo do artigo
A portuguesa Leila Marques qualificou-se para a final dos 100 metros bruços SB8 (amputados), ao assegurar o sétimo lugar das eliminatórias dos Jogos Paralímpicos de Atenas2004.
Entre 11 nadadoras, a nadadora portuguesa conseguiu o tempo de 1.32,25 minutos, ficando a mais de dois segundos do seu tempo de inscrição: 01.30,97.
Alcançado o primeiro objectivo, a atleta espera agora ficar entre as cinco primeiras.
Também na natação, mas nos 200 metros livres S5 (paralisia cerebral), Maria João Morgado qualificou-se para a final com o tempo de 3.45,32 minutos.
A nadadora considerou ter alcançado «metade do objectivo», enquanto na final desta tarde tentará melhorar o tempo de inscrição de 3.40,69 minutos.
Maria João considera que a fasquia na competição paralímpica tem-se elevado cada vez mais, porque «marcas que em Sidnei2000 traduziam um sexto ou um sétimo lugar, em Atenas não qualificam para a final».
Atletismo
No atletismo, Carlos Lopes e Firmino Baptista qualificaram-se para as meias finais dos 100 metros T11 (cegos totais).
Carlos Lopes foi o segundo da série quatro, com a sua melhor marca do ano: 11,87 segundos. Firmino Baptista também foi o segundo, mas da sexta série, com o tempo de 11,96, atrás do novo recordista mundial da distância, o angolano José Armando, cronometrado em 11,37 segundos.