Os portugueses continuam a perder poder de compra em relação aos restantes povos comunitários. O valor do PIB per capita português em 2005 foi mesmo ultrapassado pelo de três países que aderiram à União Europeia em 2004.
Corpo do artigo
O Produto Interno Bruto (PIB) per capita português foi, em 2005, inferior à média da União Europeia em 29 por cento. Uma descida, de um ponto percentual em relação a 2004 ,que contraria a tendência da maioria dos países comunitários.
Segundo um estudo do Eurostat divulgado esta segunda-feira, Portugal apresentou no ano passado um PIB per capita de 71 por cento em relação à média dos 25, ao passo que em 2004 este valor era de 71 por cento.
De acordo com o Gabinete de Estatística de Bruxelas, até mesmo alguns dos dez novos Estados-membros contrariam a tendência de Portugal.
A República Checa, que apresentou o mesmo valor que Portugal em 2004, este ano já ultrapassou o resultado português em dois valores percentuais.
A acompanhar esta subida estiveram o Chipre e a Eslovénia, outros dois países que aderirão à União em Maio de 2004.
O Luxemburgo contrariou completamente a tendência de Portugal ao registar um PIB per capita em relação à média comunitária de 251 por cento, mais dez pontos percentuais que no ano anterior.
Já a vizinha Espanha também continua a convergir, ao registar uma subida de um ponto percentual em relação ao 2005, mantendo-se agora nos 98 por cento.
Contactado pela TSF, o ministério das Finanças afirmou que não comenta estes dados e lembrou apenas que desde 2005 que se verifica uma tendência crescente da economia portuguesa.
Já Miguel Frasquilho, deputado do PSD, não se mostrou surpreendido com estes dados, lembrando que Portugal ficará em 20º lugar em 2008, segundo previsões de Bruxelas.
Para Frasquilho, estes resultados são consequência dos «erros gravíssimos de politica económica que foram cometidos entre 1996 e 2000».