O Governo fixou em 1,45 euros por acção o preço mínimo a que está disposto a vender o bloco indivisível de até 30 por cento da Portucel, no âmbito do novo concurso da segunda fase de privatização da empresa.
Corpo do artigo
A venda de 30 por cento da Portucel, no âmbito do novo concurso da segunda fase de privatização da empresa, tem como preço mínimo os 1,45 euros por acção, avançou, esta sexta-feira, fonte governamental à agência Reuters.
Este valor compara com os 1,55 euros de preço implícito do anterior concurso chumbado em Assembleia Geral da Portucel (AG), que previa um aumento de capital em espécie a subscrever pelo consórcio Cofina/Lecta, que teria de entregar activos no valor de cerca de 400 milhões de euros.
Nessa AG, a Sonae - maior accionista privado da papeleira com com 25 por cento - votou contra, constituindo com outros uma minoria de bloqueio de 36,59 por cento, ou seja, acima dos necessários 33 por cento para bloquear aquele concurso.
As acções da Portucel fecharam estáveis nos 1,38 euros.