O português António Lobo Antunes recebeu no passado dia 21 de Setembro, na Roménia, o Prémio Ovídio, atribuído pela Associação dos Escritores Romenos pelo conjunto da sua obra, disse esta quarta-feira à Lusa a editora do escritor.
Corpo do artigo
A Dom Quixote, que tem agendado para Outubro o lançamento do novo romance de Lobo Antunes, «Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo», considera que se «trata de um dos mais prestigiados galardões literários romenos», tendo sido atribuído o ano passado ao escritor espanhol Jorge Semprum.
Com cerca de 600 páginas, o novo romance de António Lobo Antunes, cuja trama decorre em Angola, surge na sequência de obras anteriores como «Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura» ou «Que Farei Quando Tudo Arde?».
António Lobo Antunes nasceu em Lisboa em 1942, licenciou-se em Medicina e especializou-se em Psiquiatria, tendo-se destacado no panorama literário português e internacional, com destaque para o Norte da Europa.
Venceu o Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores em 1985, com o romance «Auto dos Danados», e em 2000 com «Exortação aos Crocodilos», tendo sido várias vezes proposto para o Prémio Nobel da Literatura.