Após ser conhecido o resultado da eleição de hoje do prémio World Player of the Year, foram várias as personalidades ligadas ao desporto que endereçaram os parabéns a Figo. Entre as reacções, uma nota em comum: o prémio é merecido.
Corpo do artigo
António Oliveira considerou «inteiramente merecido» o troféu de melhor jogador do ano atribuído a Luís Figo e afirmou que este prémio se reflecte na selecção nacional.
«Sentimo-nos todos muito felizes. O prémio é inteiramente merecido e prestigia não só o Luís figo como também o futebol português e a selecção nacional. Vem de encontro ao que temos dito, que o Figo está hoje para a selecção, como o Eusébio, Pelé ou Cruyff para as suas selecções», disse o seleccionador nacional, que diz que este reconhecimento não vai mudar o jogador.
«Quem o conhece sabe que irá aumentar a exigência para com ele próprio nos jogos», disse.
José Lello, Ministro do Desporto, foi um dos primeiros a reagir à eleição de Figo, manifestando «satisfação» e «orgulho».
«É um facto de satisfação para todos os portugueses porque eleva a notoriedade e o mérito de um atleta de excepção. Não é só um grande atleta, é um bom homem, com convicções, carácter».
Nuno Gomes, companheiro de Figo na selecção, afirmou que este prémio já devia ter sido atribuído ao português no ano passado.
«O prémio é merecido. Dou-lhe os meus parabéns sinceros. O ano passado, quanto a mim, foi injusta a atribuição do prémio ao Zidane, porque o Figo mostrou que é um dos melhores do mundo. Tem superado tudo e todos. É um feito muito bom para ele e para os portugueses». A opinião do internacional português foi corroborada por Gilberto Madaíl, que disse que «foi feita justiça».
«Foi uma satisfação enorme para nós saber deste acto de justiça da FIFA. Senti alguma frustração por não ter sido eleito no ano passado, ficou um prémio de consolação, mas agora foi feita justiça», afirmou o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que acrescentou que o prémio é «um factor de motivação para os jogadores da selecção na fase final do Campeonato do Mundo».
Sérgio Conceição, Abel Xavier e Fernando Couto também endereçaram os parabéns a Luis Figo, voltando a referir a «justiça» do prémio.
Eusébio, por sua vez, mostrou-se «orgulhoso» pela conquista do troféu pelo jogador português, dizendo que é uma «vitória de Portugal»