O presidente alemão, Horst Kohler, dissolveu esta quinta-feira, numa declaração televisiva, o Parlamento e convocou eleições antecipadas para 18 de Setembro próximo.
Corpo do artigo
O chefe de Estado alemão declarou, ao dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas, que a Alemanha está numa «situação crítica sem precedentes», nomeadamente com «milhões de desempregados».
«O nosso país encontra-se perante tarefas gigantescas», precisando, por isso, de um «governo em condições de prosseguir os seus objectivos com perseverança e energia» e «esse governo deve poder assentar numa maioria fiável e operacional», explicou Horst Kohler.
Schroeder confirma recandidatura às legislativas
O chanceler alemão, Gerhard Schroeder, confirmou hoje que apresentará a sua candidatura para ser reeleito nas eleições legislativas antecipadas de 18 de Setembro.
Depois de elogiar a decisão hoje adoptada pelo presidente,
Horst Kohler, de dissolver a Câmara dos Deputados (Bundestag) e convocar eleições, Schroeder declarou-se convicto de que tal corresponde ao desejo não só dos partidos como da maioria dos cidadãos.
A dirigente da oposição conservadora CDU/CSU, Angela Merkel, é dada como vencedora em todas as sondagens, podendo, assim, tornar-se a primeira chanceler da história da Alemanha.