O número de beneficiários da prestação social do subsídio de desemprego aumentou mais de 20 por cento num ano. Segundo dados oficiais, a Segurança Social respondeu a 59 mil requerimentos neste sentido entre Março de 2007 e Fevereiro de 2008.
Corpo do artigo
A prestação social do subsídio de desemprego aumentou mais de 20 por cento num ano, sendo que metade dos novos beneficiários têm entre 20 e 34 anos, revelam dados do Instituto de Informática da Segurança Social, citados na edição deste sábado do jornal Diário de Notícias.
Em Fevereiro de 2008, 44 mil pessoas recebiam este subsídio, mais 23 por cento do que no mesmo mês de 2007, tendo a Segurança Social dado resposta positiva 59 mil requerimentos entre Março de 2007 e Fevereiro de 2008.
Este aumento na atribuição desta prestação social acontece numa altura em que está a decrescer o número de pessoas que auferem o subsídio de desemprego que, em Fevereiro, era atribuído a 175 mil beneficiários.
Para ter direito a esta prestação, o beneficiário necessita apenas de descontar para a Segurança Social durante 180 dias e viver num agregado familiar com um rendimento per capita inferior a 326 euros.
O valor deste subsídio pode oscilar entre os 326 euros para quem vive sozinho e os 407 para quem vive acompanhado, valores que não dependem do salário declarado.
O período de tempo em que esta prestação é atribuída é igual ao do subsídio de desemprego.