Tendo em conta as previsões para a taxa de juro de referência utilizada para o crédito à habitação -Euribor a três meses- as prestações mensais vão aumentar. Uma prestação actual de 280 euros, no fim do próximo ano deverá estar nos 313 euros.
Corpo do artigo
Actualmente, a taxa de juro de referência utilizada para o crédito à habitação - Euribor a três meses - está nos 2,15 por cento.
Ou seja, quem contraiu um empréstimo de cem mil euros, a 40 anos, paga em média 280 euros por mês.
Mas o mercado tem vindo a antecipar uma eventual subida das taxas de juro no próximo ano. O primeiro sinal foi dado pelo Reino Unido, onde o banco central subiu recentemente a principal taxa de 3,5 por cento para 3,75 por cento.
As casas de investimento apostam todas numa subida das taxas de juro na Zona Euro no segundo semestre de 2004 mas os bancos antecipam quase sempre estas subidas.
O banco central alemão fez uma média destas previsões e aponta para que a Euribor a três meses esteja em Março do próximo ano nos 2,19 por cento, subindo até Dezembro, pelas previsões dos analistas, para os 2,83 por cento.
Ou seja, se tivermos como exemplo o empréstimo para uma casa de cem mil euros, a prestação que hoje é de 280 euros por mês pode subir dentro de um ano para os 313,43 euros, uma subida mensal de 33 euros, que representa mais 405 euros por ano.