Ao fim de oito jogos (contando com uma eliminatória da Taça de Portugal), Paulo Bento sofreu a primeira derrota à frente do Sporting, contra o E. Amadora, clube que o técnico dos "leões" representou no final dos anos oitenta.
Corpo do artigo
Um golo do avançado Manu impôs hoje a primeira derrota do Sporting na "era" Paulo Bento, proporcionando ao Estrela da Amadora um triunfo no Estádio José Alvalade para a Liga portuguesa de futebol que lhe escapava há 10 anos.
O avançado decidiu o jogo de abertura da 14ª jornada com um golo aos 36 minutos, na conclusão de um exímio contra-ataque, cabendo depois ao guarda-redes Bruno Vale segurar a magra vantagem durante quase uma hora, defendendo inclusive uma grande penalidade marcada por Liedson já o período de compensação.
O avançado brasileiro, ausente por razões de ordem disciplinar nos últimos dois jogos, protagonizou um regresso desastrado ao "onze" lisboeta, beneficiando da lesão inesperada de Deivid, ao contrário de Manu, que tinha falhado a derradeira partida do Estrela, por castigo.
O Estrela da Amadora, que na época passada foi goleado em Alvalade por 4-0, com três golos de Liedson, não vencia o estádio do Sporting desde a época 1994/95 (também por 1-0), onde hoje quebrou um "jejum" de triunfos que durava há sete rondas.
O golo solitário de Manu, o quarto na Liga, impôs ao Sporting a primeira derrota desde que Paulo Bento substituiu José Peseiro no comando técnico "leonino" (somava três vitórias e três empates) e permitiu ao Estrela deixar a aflitiva 14ª posição, a primeira acima da linha de despromoção.
No estádio do José de Alvade, com cerca de 27 mil espectadores e sob arbitragem de João Vilas Boas (Braga), as equipas alinharam da seguinte maneira:
Sporting:
Sporting: Ricardo, Rogério, Polga, Tonel, Tello (Wender, 76), Custódio, João Moutinho (João Alves, 61), Sá Pinto, Nani, Douala (Varela, 67) e Liedson.
Suplentes: Tiago, Miguel Garcia, Paíto, Luís Loureiro, João Alves, Wender e Varela.
Estrela da Amadora:
Estrela da Amadora: Bruno Vale, Tony, Amoreirinha, Maurício, Pedro Simões, Emerson, Coutinho, Anselmo (Rui Duarte, 84), Rui Borges (Paulo Machado, 67), Semedo (Bruno Santos, 74) e Manu.
Suplentes: Paulo Lopes, Hugo Carreira, Valdir, Paulo Machado, Rui Duarte, Bruno Santos e Zamorano.
Acção disciplinar:
Acção disciplinar: cartão amarelo para Anselmo (55), Polga (70), Manu (81), Amoreirinha (92), Bruno Vale (92), Sá Pinto (94).