A Johnson & Johnson desenvolveu um novo contraceptivo sob a forma de um adesivo, que é tão eficaz como a pílula. Chama-se Orto Erva e é colado na pele da mulher semanalmente. Chega aos EUA para o ano.
Corpo do artigo
A americana «Food and Drug Administration» (FDA) aprovou o primeiro método contraceptivo que se aplica utilizando um adesivo, à semelhança da nicotina.
O produto, elaborado pela farmacêutica Johnson & Johnson, pode ser usado durante uma semana , sendo depois substituído por outro.
Este novo método, à base de hormonas, vai estar à venda nos Estados Unidos a partir do próximo ano.
O preço do Orto Erva, como será chamado, será semelhante ao de uma pílula normal.
A Johnson & Johnson acredita que este novo método contraceptivo vai render cerca de 200 milhões de dólares, qualquer coisa como 223 milhões de euros.
Adesivo tão eficaz como a pílula
A revista da Associação Americana de Medicina, a JAMA, publicou um estudo que mostra que os contraceptivos com adesivos são tão eficazes como a pílula e são os preferidos pelas mulheres.
O trabalho, desenvolvido por cientistas do Centro Médico de Halles de Ste-Foy, do Quebec, no Canadá, e da Universidade de São Diego, nos Estados Unidos, compara a eficácia dos dois anticoncepcionais em 1417 mulheres férteis e saudáveis.
Cerca de 800 mulheres utilizaram o adesivo, enquanto outras 600 tomaram as pastilhas contraceptivas.