Portugal é pioneiro na ideia e já lançou no mercado o primeiro DVD de animação no mundo para crianças surdas. "Bob, o Construtor", uma série de animação de sucesso entre os mais miúdos, foi escolhida para o primeiro passo do projecto.
Corpo do artigo
A música do genérico é conhecida para muitas crianças. Mas, para outras, apenas as imagens são familiares. No entanto, a partir de agora, Bob o Construtor vai passar a levar também a fantasia da animação para os meninos que vivem no mundo do silêncio.
O DVD da série é o primeiro do mundo a incluir a língua gestual. Uma ideia que surgiu a Paulo Martinez, administrador da produtora PSB, enquanto assistia a um concerto de Paula Teixeira, que a cantora acompanha com linguagem gestual.
«Depois de ouvir a Paula a cantar com linguagem gestual, senti necessidade de fazer uma coisa semelhante para as crianças», explicou à TSF.
O produtor apresentou a ideia à distribuidora LNK e o projecto foi de imediato aceite. Pedro Almeida, o director de marketing da empresa, admite que ficou admirado por ainda ninguém se ter lembrado da ideia.
Da ideia à produção do DVD passou pouco mais de um mês. "Bob, o construtor" foi a série escolhida para o projecto, não só pelo sucesso que tem entre os mais pequenos, mas também por transmitir mensagens de amizade e entreajuda às crianças.
Depois de inspirar a ideia, Paula Teixeira foi escolhida para traduzir os desenhos animados para a língua gestual.
A iniciativa tem o apoio da Associação Portuguesa de Surdos. João Alberto, da associação, explica que este DVD é «muito importante porque assim as crianças sabem o que se está a passar nos desenhos animados, e é como se os estivessem a ouvir».