O director da Reprieve deverá revelar, esta quinta-feira, que os prisioneiros ilegais da CIA também foram transportados por barco em Portugal. Clive Statfford Smith vai encontrar-se com o Procurador-geral da República e com o Bastonário da Ordem dos Advogados.
Corpo do artigo
O director da organização não governamental britânica Reprieve, que já denunciara a passagem por Portugal de 728 prisioneiros ilegais em aviões a caminho de Guantanamo, apresenta, esta quinta-feira, novas revelações em Portugal.
De acordo com o semanário Expresso, Clive Statfford Smith poderá revelar que os prisioneiros ilegais da CIA podem ter sido também transportados por barco através de Portugal.
O advogado britânico vem apresentar o polémico Relatório da Reprieve e vai encontrar-se com o Procurador-geral da República e com o Bastonário da Ordem dos Advogados.
Marinho Pinto já fez saber que é com «muita honra» que vai receber Clive Statfford Smith, porque considera que «combater e denunciar as práticas que se fazem no Guantanamo» constitui «um dever de todos os advogados e um imperativo para a Ordem».
Questionado pela TSF, o bastonário recusou encarar esta iniciativa como uma forma de pressão sobre o Ministério Público, uma vez que está um curso um processo de inquérito sobre o caso, apesar de frisar que as informações que o advogado britânico apresentar «poderão porventura incomodar muita gente em Portugal».