Um problema informático a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) obrigou esta quarta-feira os astronautas a adiar por um dia manobras previstas com o braço-robot canadiano «Canadarm2», anunciou o centro Johnson em Houston, Texas.
Corpo do artigo
O «Canadarm2» deveria fazer passar para o braço mecânico que equipa o vaivém Endeavour a plataforma sobre a qual fora fixado para o seu transporte para a ISS.
Contudo, o computador que devia servir para a operação não pôde, por razões desconhecidas, descarregar o programa da manobra.
Os engenheiros em terra tentarão esta noite analisar e resolver o problema, indicou o centro Johnson.
O «Canadarm2» foi instalado domingo na ISS no seguimento de uma saída no espaço de sete horas realizada pelo canadiano Chris Hadfield e o norte-americano Scott Parazynski. Desde então que todos os ensaios realizados pela tripulação da estação foram satisfatórios.
Esta quarta-feira, as tripulações da ISS e do Endeavour dedicaram-se a descarregar as cerca de duas toneladas de material - equipamentos, roupas e alimentos - e de nove contentores com experiências científicas localizados no módulo logístico italiano Raffaello.