À margem da cerimónia oficial de abertura do ano lectivo na Casa Pia, o ministro Vieira da Silva revelou que, pelas informações que tem, os processos disciplinares a dois funcionários da instituição vão estar concluídos em menos de dois meses.
Corpo do artigo
Vieira da Silva garante que, em menos de dois meses, vão estar concluídos os processos disciplinares aos funcionários da Casa Pia, um deles suspeito de abusos sexuais que envolvem alunos na instituição.
O anúncio feito pelo Ministro do Trabalho e Solidariedade Social na abertura do ano lectivo da Casa Pia. «Será no menor tempo possível. As inquirições já começaram e as informações que eu tenho é que durará menos de dois meses», disse.
Quanto à investigação em curso, sobre os indícios de novos casos de abusos sexuais, o ministro quer aguardar os resultados. Mas garante que, depois de apurada a verdade, o Governo vai saber como actuar para reforçar a segurança das crianças da instituição.
Vieira da Silva garante estar a fazer tudo para proteger os alunos: «A investigação vai verificar como é que isso foi possível e tiraremos todas as conclusões para essa batalha, que é uma batalha dura, mas temos de fazer tudo o possível para defender as crianças e jovens que aqui estão».
O ministro garante que não só foram accionados os mecanismos de protecção das crianças, como também foram enviadas para o Ministério Público todas as informações sobre a instituição.