Cerca de quatro mil professores, pelas contas dos sindicatos, formaram esta sexta-feira à tarde um cordão humano que cercou o Ministério da Educação. Debaixo de chuva, os professores realizaram mais um protesto contra o Estatuto da Carreira Docente e entregaram um abaixo-assinado com mais de 65 mil assinaturas.
Corpo do artigo
Mais uma vez com a chuva a marcar os últimos protestos, os docentes reiteraram que não vão abdicar de lutar contra o Estatuto da Carreira Docente (ECD), que dizem degradar a sua dignidade profissional.
Os professores afirmam que o abaixo-assinado com mais de 65 mil assinaturas é um recorde. Paulo Sucena, da Plataforma Sindical, explicou que «é inédito» um abaixo-assinado com tantas assinaturas e salientou que este foi o «maior cordão humano» realizado pelos professores.
O novo ECD, que a tutela quer aplicar a partir de 01 de Janeiro, já motivou duas greves e duas manifestações nacionais, a última das quais a 05 de Outubro, Dia Mundial do Professor, reuniu em Lisboa mais de 20 mil docentes.