Meia centena de docentes de escolas portuguesas visitam até sexta-feira os principais vulcões das ilhas de S.Miguel, Faial e Pico. Uma viagem pelo «Vulcanismo activo em Portugal», numa iniciativa da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia.
Corpo do artigo
Meia centena de docentes de escolas portuguesas visitam até sexta-feira os principais vulcões das ilhas de S.Miguel, Faial e Pico, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia.
A viagem pelo «Vulcanismo activo em Portugal», que se iniciou Domingo, é orientada por universitários dos Açores, Coimbra e Lisboa.
Segundo o Centro de Vulcanologia da universidade açoriana, os professores envolvidos na jornada vão tomar conhecimento dos mais recentes acontecimentos sismo-vulcânicos registados no arquipélago - o sismo que atingiu o Faial, Pico e S. Jorge em 1998 e a erupção submarina registada no mar próximo da Terceira entre 1998 e 2000.
Localizado numa zona de confluência de placas, o arquipélago dos Açores é considerado um «laboratório natural» para a realização de projectos de investigação e ensino de ciências geológicas.