A nave de abastecimento «Progress M-43», que transporta abastecimentos e combustível, acoplou-se à estação orbital Mir às 22:16 de sexta-feira, onde deverá ser utilizada para reposicionar a sua órbita, permitindo assim o envio de uma nova tripulação no início do ano.
Corpo do artigo
A nave de abastecimento «Progress M-43», que transporta abastecimentos e combustível, acoplou-se à estação orbital MIR às 22:16 de sexta-feira, hora de Lisboa, anunciaram hoje responsáveis russos.
A Progress, lançada segunda-feira a partir da base de Baikonur na República centro-asiática do Cazaquistão, deverá ser utilizada para reposicionar a órbita da Mir, permitindo assim o envio de uma nova tripulação no início do ano.
No entanto, a MirCorp, a sociedade privada encarregue de encontrar financiamento para a Mir, «não forneceu os fundos necessários para a sobrevivência da estação», declarou sexta-feira um responsável do Ministério russo da Defesa.
«A sociedade russa de construção espacial RKK Energia examina actualmente a possibilidade de utilizar a nave Progress para fazer descer a Mir para a Terra», indicou a mesma fonte.
«Hoje podemos estar 99 por cento seguros de que a estação será destruída no início do próximo ano», disse.
Uma decisão definitiva sobre o futuro da estação Mir, há 14 anos em órbita, deverá ser tomada pelo governo russo até ao final de Outubro.