Esta segunda-feira à noite será apresentado ao parlamento iraquiano o projecto de constituição do Iraque. O documento prevê a criação de um país federal baseado nas leis do Islão. se for aprovado na assembleia, o texto será depois submetido a referendo popular.
Corpo do artigo
O Islão é a base principal de todas as leis que venham a ser aprovadas no país. O texto da constituição proíbe mesmo qualquer lei que contradiga os ensinamentos religiosos do Islão.
A Reuters teve acesso a outros elementos que figuram neste texto. Ficamos também a saber que o Iraque é um país federal, embora não haja uma definição exacta sobre o federalismo.
Diz o documento que o Iraque é um estado republicano, parlamentar, democrático e federal.
Fica então por perceber a natureza do federalismo anunciado: não se sabe se corresponde às expectativas dos curdos e dos xiitas.
A Reuters adianta que a falta de uma definição para o federalismo pode representar uma saída de compromisso entre a comunidade muçulmana e a sunita, que se opõe à criação de estados federais.
O texto da constituição tem de ser aprovado por maioria simples, entre os 275 membros do parlamento. Se for aprovado, será submetido a referendo popular por volta do dia 15 de Outubro.