A Protecção Civil de Setúbal mantém-se em alerta permanente por causa do risco de ruptura das dunas na Costa da Caparica, tendo mesmo já evacuado o parque de campismo do INATEL. A preia-mar, que deverá acontecer às 17:00, está a causar preocupações.
Corpo do artigo
A Protecção Civil de Setúbal mantém-se alerta permanente por causa do perigo de ruptura das dunas da das praias do Norte, na Costa da Caparica, entre a praia de S. João e a Trafaria, tudo por causa do avanço do mar.
Em declarações à TSF, o comandante da Protecção Civil de Setúbal adiantou que o parque de Campismo do INATEL já foi evacuado e que se vier a acontecer alguma ruptura na duna não haverá a lamentar perdas pessoais.
Apesar disto, Alcino Marques afirmou que se a duna vier mesmo a entrar em ruptura está em perigo uma área junto ao parque de campismo, algo que causa algumas preocupações à Protecção Civil, que está a monitorizar a situação desde quinta-feira.
«Trata-se de uma situação que não se resolve com um camião ou dois de pedra. Isto é uma extensão de 500 metros, entre o paredão que fica na retaguarda do parque, na praia de S. João, até muito próximo da Trafaria», recordou Alcino Marques.
O responsável, que confirmou que a preia-mar se dará no local às 17:00, explicou que terá se feita uma obra de grande envergadura no local, que envolve a construção de um paredão que possa suster a violência das ondas, nomeadamente quando a maré está alta.
O presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, citado pela agência Lusa, explicou que a resolução do problema passa pelo prolongamento das obras de recuperação dos esporões, que reestruturam os contrafortes entre a Nova Praia e a última praia paralela à avenida principal da cidade.