O grupo parlamentar do Partido Socialista espera que a Autoridade da Concorrência se pronuncie rapidamente sobre as subidas dos preços dos combustíveis. A análise da Autoridade da Concorrência foi pedida há duas semanas pelo ministro da economia.
Corpo do artigo
Para o PS, diz o deputado Jorge Seguro, a resposta não pode demorar muito mais.
«Temos total disponibilidade para reunir com a Autoridade da Concorrência, e para termos informação pormenorizada sobre como está a acontecer a formação do preço dos combustíveis em Portugal», salienta.
«Há sinais na comunicação social de que nem tudo está a correr bem e, por isso, nós precisamos de esclarecimentos sobre esta questão», acrescenta.
Em declarações anteriores à TSF, o deputado Maximiano Rodrigues tinha admitido pressionar o Governo para que este acelere o trabalho da Autoridade da Concorrência.
«O essencial é que o mercado funcione, e para o mercado funcionar não pode haver situações de monopólio, nem abusos de posições dominante. E cabe à Autoridade da Concorrência fazer essa análise», salientou.
Perante a escalada dos preços da gasolina e do gasóleo e dos apelos que têm sido feitos para que o Governo baixe o imposto sobre combustíveis, o ministro das Finanças não esclareceu esta tarde se o Governo pretende ou não reduzir essa carga fiscal.