A Euronext Lisboa segue em baixa ligeira, com a PT a pressionar o índice, mas com a EDP a impedir maiores quedas, numa sessão dominada pelo escasso volume.
Corpo do artigo
Numa sessão dominada pelo fraco volume, devido ao feriado em Portugal, a praça portuguesa negoceia em terreno negativo, com o PSI20 a deslizar 0,13 por cento para 6565,98 pontos.
Na Europa, os mercados também negoceiam no «vermelho», depois do euro ter atingido um novo máximo histórico face ao dólar nos 1,2191 dólares.
Londres perde 0,50 por cento, Paris recua 0,90 por cento, Frankfurt desce 1,40 por cento e Milão desvaloriza 0,52 por cento. Madrid está encerrada.
Os futuros do Nasdaq seguem em terreno negativo, deixando antever uma abertura em queda dos mercados norte-americanos.
Em Lisboa, a PT recua 1,55 por cento para 7,63 , devendo continuar pressionada depois da valorização rápida que registou.
A EDP evita maiores quedas do PSI20, valorizando por cento 0,49 para 2,04 euros, em contraciclo com o sector no exterior.
O BCP, outro dos pesos-pesados do índice, segue inalterado nos 1,75 euros.
Destaque ainda para a Portucel, que ganha 1,45 por cento para 1,40 euros.
Na sexta-feira, uma fonte governamental adiantou, à agência Reuters, que o Governo fixou em 1,45 euros por acção o preço mínimo a que está disposto a vender um bloco indivisível de até 30 por cento do capital da empresa, no âmbito do novo concurso da segunda fase de privatização.