O líder FC Porto aumentou este sábado para sete pontos a vantagem sobre o Benfica, ao vencer em pleno Estádio da Luz, em Lisboa, por 1-0, em encontro da 12ª jornada da Liga portuguesa de futebol.
Corpo do artigo
Um golo de Ricardo Quaresma, aos 42 minutos, foi o suficiente para os "dragões" somarem o 10º triunfo e acabarem com a invencibilidade dos "encarnados", que somavam 32 jogos sem perder na prova (última derrota a 18 de Novembro de 2006 - 1-3 em Braga).
Perante 60.116 espectadores, a formação "azul e branca" também quebrou uma série de 26 jogos caseiros sem perder do Benfica (último desaire a 28 de Janeiro de 2006 - 1-3 com o Sporting), que tinha ganho os derradeiros cinco jogos do campeonato.
Os bicampeões nacionais em título somam agora 32 pontos - apenas empataram na recepção ao Belenenses (1-1) e na Amadora (2-2) -, contra 25 dos "encarnados" e 19 do Sporting, que recebe domingo o "lanterna vermelha" União de Leiria.
A formação comandada por José António Camacho começou melhor, mas, com pouco mais de 50 segundos, Nuno Gomes falhou uma clara oportunidade e, a partir dos 20 minutos, o FC Porto começou a superiorizar-se e a criar ocasiões de golo.
O marroquino Tarik e o argentino Lisandro estiveram perto, mas acabou por ser Ricardo Quaresma a marcar, aos 42 minutos, com um remate de "trivela", depois de passar por David Luiz.
No início da segunda metade, Nuno Gomes voltou a falhar, agora por culpa de Helton, o FC Porto ainda ameaçou por Hélder Postiga e Quaresma, aos 64 minutos, mas o Benfica acabou melhor, só que não marcou, nomeadamente em "tiros" de Freddy Adu e Petit.
No estádio da Luz, perante 60 mil espectadores, num jogo arbitrado por Jorge Sousa (Porto), as equipas alinharam da seguinte maneira:
Benfica
Benfica: Quim, Luís Filipe, Luisão, David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis (Cardozo, 65), Rui Costa, Maxi Pereira (Di Maria, 70), Cristian Rodriguez e Nuno Gomes (Freddy Adu, 79).
Suplentes: Butt, Edcarlos, Nelson, Binya, Di Maria, Freddy Adu e Cardozo.
FC Porto
FC Porto: Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção, Raul Meireles (Bolatti, 82), Lucho Gonzalez, Tarik (Hélder Postiga, 60), Ricardo Quaresma (Mariano Gonzalez, 68) e Lisandro.
Suplentes: Nuno, Stepanov, Marek Cech, Bolatti, Kazmierczak, Mariano Gonzalez e Hélder Postiga.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: cartão amarelo para Fucile (44), Tarik (52), Katsouranis (63), Di Maria (75), Helton (86) e Luís Filipe (90).