As radiações ultravioletas aumentaram em Portugal. Um aumento de 10 por cento por causa da diminuição da Camada de Ozono.
Corpo do artigo
Segundo os dados do Instituto de Meteorologia, a Camada de Ozono em Portugal diminuiu 9,1 por cento, nos últimos 30 anos.
Este problema ambiental é também um problema de saúde, que pode conduzir a cancros de pele e cataratas.
Para o ministério do Ambiente a situação da diminuição da camada de ozono sobre Portugal é semelhante à dos restantes países da União Europeia. Já que «a ligeira diminuição da camada de ozono sobre Portugal resulta do que se passa no mundo, sobretudo da situação no hemisfério norte», explica o secretário de Estado do Ambiente.
Mas, se no ar condicionado os gases que provocam o «buraco» já foram substituídos noutros sectores como é o caso dos extintores não se sabe como está a ser feita esta reconversão industrial.
O secretário de Estado do Ambiente, Rui Gonçalves, reconhece que é difícil fiscalizar as alterações: «A fiscalização é aqui uma das áreas mais frágeis, porque é difícil verificar que todos os extintores estão alterados».
Nesta segunda-feira, a Direcção-Geral do Ambiente realiza um seminário para apresentar aos agentes económicos o regulamento comunitário de prevenção contra a diminuição da camada de ozono.