Esta noite, se escolher um sítio escuro e passar alguns minutos a olhar o céu, vai poder observar um espectáculo celeste especial. milhares de pedrinhas, «restos» de um cometa, vão abrilhantar o firmamento desta quarta-feira.
Corpo do artigo
Para esta noite, se o tempo o permitir, está marcado um espectáculo no céu. Não se trata de uma chuva de estrelas cadentes mas sim de uma série de riscos luminosos, provocados por rastos de um cometa, que vão atravessar o firmamento.
Apesar de, em termos astronómicos, este ser um espectáculo modesto, o astrónomo Máximo Ferreira diz que vale a pena observá-lo. Basta olhar para o céu, na direcção da constelação Boieiro.
«Os cometas deixam poeiras apenas e essas partículas que não chegam à terra não dão origem a meteoritos. O que as pessoas vão ver é um traço luminoso dessas pedrinhas que atravessam a atmosfera a arder», explicou à TSF.
Quanto ao sítio ideal para ver o espectáculo celeste, quanto mais escuro melhor. «Não há nenhum local especial: nem a praia, nem a cidade, nem o campo. A vantagem resulta apenas de estarmos num sítio escuro do qual possamos ver os meteoros menos ténues», afirmou Máximo Ferreira.