O refém australiano Douglas Wood já está em liberdade. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro australiano que esclareceu que a libertação do refém aconteceu na sequência de uma acção de forças iraquianas.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro australiano anunciou esta quarta-feira a libertação do refém Douglas Wood, que se encontrava em cativeiro no Iraque há cerca de mês e meio.
John Howard indicou que a operação que conduziu à libertação do refém australiano foi «conduzida por forças iraquianas, em cooperação com elementos norte-americanos».
O chefe do executivo disse ainda que o refém de 63 anos está gora sob protecção das forças australianas no Iraque, que recentemente foram alvo de um aumento em 450 homens.
Rebeldes iraquianos tinham anunciado que matariam Douglas Wood caso a Austrália não retirasse no Iraque, condição que o governo de Howard, um dos maiores apoiantes dos EUA na guerra contra Saddam Hussein, não aceitou.
Um porta-voz do governo iraquiano confirmou a participação de tropas do país na libertação de Douglas Wood e que o refém «está de boa saúde».