O responsável dos Assuntos Humanitários da ONU chegou à Birmânia numa tentativa para alargar as operações de socorro aos afectados pela passagem do ciclone Nargis. John Holmes deverá visitar as zonas mais afectadas pelo ciclone na segunda-feira.
Corpo do artigo
O responsável máximo dos Assuntos Humanitários da ONU chegou, este domingo, à capital de Myanmar para tentar alargar as operações de socorro na antiga Birmânia, isto depois da passagem do ciclone Nargis pelo país.
Segundo Dan Baker, representante da ONU em Rangum, John Holmes deverá visitar já na segunda-feira a região do Delta do Irrawaddy, uma das zonas mais afectadas por este ciclone que fez pelo menos 133600 mortos e desaparecidos.
Holmes, que ficará em Myanmar até quarta-feira, é portador de uma carta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, dirigido ao número um do regime birmanês, Than Shwe, que visitou pela vez, este domingo, algumas zonas afectadas pelo ciclone, nos arredores de Rangum.
A chegada de John Holmes a território birmanês aconteceu no dia em que a organização humanitária Save the Children divulgou que milhares de jovens sofrem de «sub-alimentação aguda» podem morrer de fome se não receberem comida rapidamente.
«Assim que os seres humanos chegam a este estado, eles podem morrer em alguns dias. As crianças podem já estar a ponto de morrer por falta de comida», acrescentou Jasmine Whitbread, directora desta organização no Reino Unido.
A organização Save The Children considera que existem 30 mil crianças na região do Delta do Irrawaddy sofrem de má nutrição na sequência da passagem deste ciclone pelo país há cerca de 15 dias.