O responsável pela Alta Competição da selecção portuguesa de judo considerou que a sua equipa superou as expectativas iniciais. Em declarações à TSF, Luís Monteiro disse mesmo que só esperava duas medalhas quando foram obtidas quatro.
Corpo do artigo
O responsável pela Alta Competição da selecção portuguesa de judo ficou satisfeito com os resultados obtidos pela sua equipa nos Europeus da modalidade, que terminaram este domingo em Lisboa.
Ouvido pela TSF, Luís Monteiro considerou que não era expectável que os atletas portugueses terminassem estes europeus com quatro medalhas no bolso, três de bronze e uma de ouro.
«O balanço é francamente positivo. Acho que os resultados foram excelentes. Prevíamos duas medalhas e conseguimos quatro. Acho que os atletas portugueses superaram-se e mostraram que são uma selecção com muito potencial e com capacidade para chegar mais longe», explicou.
Luís Monteiro agradeceu ainda a presença do muito público no Pavilhão, local onde se realizaram estes europeus, factor que, na sua opinião, ajudou à boa prestações dos atletas lusos.
Este responsável pela selecção nacional de judo considerou ainda que os bons resultados obtidos em Lisboa poderão significar medalhas nos Jogos Olímpicos.
«Não é impossível. Acho que pode acontecer», concluiu Luís Monteiro, que entende que Telma Monteiro e João Neto são os mais fortes candidatos às medalhas.
Em declarações à agência Lusa, Luís Monteiro lamentou que o treinador do sector feminino, falecido em Janeiro, não tenha podido assistir ao sucesso deste campeonato.
«Ele, que foi o treinador do sector feminino desde 1996, queria isto e merecia viver isto», afirmou Luís Monteiro, numa referência a António Matias, que morreu pouco depois de um treino.
O antigo treinador foi alvo de uma grande ovação no terceiro e último dia destes europeus, num reconhecimento pelo trabalho feito por António Matias, que esteve ligado a vfárias medalhas portuguesas, nomeadamente as de Telma Monteiro.
A sua viúva, Cristina Matias, recebeu mesmo a Medalha de Honra da Federação Portuguesa de Judo e a Medalha de Ouro da Federação Internacional de Judo.