Apesar de ter dito, quinta-feira, que não estava na corrida, Luís Filipe Menezes pondera, afinal, uma recandidatura à liderança do PSD. É pelo menos um cenário que não afasta, segundo disse esta sexta-feira o secretário-geral do PSD, Ribau Esteves.
Corpo do artigo
O secretário-geral do PSD, Ribau Esteves, admite a possibilidade de uma recandidatura de Luís Filipe Menezes, dizendo já ter conhecimento da decisão final do presidente demissionário e que esta será revelada antes do Conselho Nacional do partido.
«É preciso dar tempo para que todos apareçam e para que também saibamos - enfim, os que já sabemos temos de nos manter em recato, os que não sabem têm de gerir com a tolerância e paciência normal - qual vai ser a decisão do presidente do partido, se vai ser candidato ou não», afirmou, em declarações à imprensa na sede do PSD.
«Temos de esperar, tudo ficará claro no conselho nacional que ocorrerá na próxima semana», acrescentou.
O líder do PSD, Luís Filipe Menezes, manteve ao final da manhã um encontro na São Caetano à Lapa com o líder do principal partido da oposição em Angola (UNITA), Isaías Samakuva, após o qual abandonou a sede sem prestar declarações, cabendo a Ribau Esteves falar aos jornalistas que aguardavam no exterior.
Questionado sobre a possibilidade de uma recandidatura de Menezes, Ribau
Esteves recorreu ao "futebolês".
«Estas coisas é como dizia o João Pinto - não sei se se lembram, um rapaz que foi defesa direito do campeão nacional, o Futebol Clube do Porto. Sempre dizia que `prognósticos só no final do jogo´. Nestas matérias também aconselho todos a viver isto com todo o interesse, e no fim teremos as respostas a tudo», disse o secretário-geral social-democrata.
«Luís Filipe Menezes é um homem que não foge. Conhecemo-lo há muitos anos, é um homem que dá corpo à luta. Mas gosta de lutas feitas com lealdade e seriedade. Como líder e como ganhador que é, entende que as disputas políticas devem estar abertas e franqueadas, e isto não foi nada do que ele teve de gerir durante estes seis meses», afirmou Ribau Esteves à imprensa, na sede do partido social-democrata.
Menezes anunciou ontem que iria propor a antecipação das eleições directas do partido para 24 de Maio.