O concelho de Ribeira de Pena está sem presidente da Câmara. Numa primeira contagem, a coligação PSD/PP venceu por dois votos, mas o PS pediu a recontagem e acabou por ganhar. Acontece que os candidatos não se entendem e o caso teve de ir para Tribunal Constitucional.
Corpo do artigo
Ribeira de Pena, no distrito Vila Real, vive uma situação nunca vista: está sem presidente da Câmara. Primeiro venceu a coligação PSD/PP, por dois votos mas, na recontagem, pedida pelo PS, a vitória foi socialista. Por essa razão, o candidato do PS, João Noronha, diz que não tem dúvidas.
«Neste momento, o presidente da Câmara sou eu próprio. Como sabe, o edital fixou o resultado que dá uma vantagem de um voto ao Partido Socialista», afirmou João Noronha, em declarações à TSF.
Por sua vez, Agostinho Pinto, da coligação PSD/PP, também se afirma esclarecido: «No meu entender, sou eu o presidente da Câmara para todos os efeitos, porque os votos entrados nas urnas dão vantagem por dois».
Recontagem dos votos discutível
A grande questão reside na recontagem dos votos. É que, na reavaliação dos nulos, quinze votos foram validados e o PS acabou por vencer por um voto. João Noronha garante que a Comissão que fez a verificação é conceituada.
A Comissão é «composta por presidentes de mesa, por professores indicados pela Direcção Regional de Educação do Norte, de Vila Real, um juiz indicado pelo Conselho de Magistratura e um advogado escolhido pelo próprio juiz, informa o candidato socialista.
Porém, o candidato Agostinho Pinto tem dúvidas e afirma que tudo não passou de uma «revalidação» dos votos que, primeiramente, tinham sido considerados nulos.
«Uma recontagem que não foi recontagem, foi uma revalidação de votos que foram considerados nulos nas urnas, em que as mesas foram constituídas, em que estavam os dois partidos representados, portanto o PS e a coligação PSD e CDS-PP», defendeu, em declarações à TSF.
Certo é que Ribeira de Pena continua sem presidente da Câmara, pelo menos até o Tribunal Constitucional chegar a uma decisão, o que deverá acontecer já esta sexta-feira.