O Rio Ave manteve hoje o epíteto de «rei dos empates», ao consentir uma igualdade a um golo na recepção ao Vitória de Guimarães, no encerramento da 10ª jornada da Superliga de futebol.
Corpo do artigo
O primeiro golo dos vimaranenses em jogos na qualidade de visitante, marcado por Alex aos 67 minutos, permitiu à equipa de Manuel Machado fugir da zona de despromoção - ainda que em igualdade pontual (9) com o Beira Mar -, e conquistar o terceiro empate na competição, penalizando os vila-condenses com a sétima igualdade.
Os golos do encontro de encerramento da 10ª ronda da prova, repartido em termos de superioridade, foram apontados por Evandro, em período de compensação da primeira parte (46+), e Alex, dois jogadores que se estrearam a alvejar com eficácia as balizas contrárias, na temporada 2004/05.
Melhor no primeiro tempo, o Guimarães sofreu o golo contra a corrente do jogo, mas viria a conseguir a igualdade quando a equipa de Carlos Brito também se superiorizava sobre a turma de Manuel Machado.
O Rio Ave, com o treinador Carlos Brito na bancada devido a castigo disciplinar, demorou a acertar com as marcações aos jogadores mais adiantados e viu de novo os vimaranenses a criarem perigo, num tiro do regressado Rafael, para defesa apertada de Mora para canto, aos 23.
A supremacia do Vitória de Guimarães, por demais evidente durante a primeira parte, seria, no entanto, quebrada na eficácia, quando o brasileiro Evandro, já no período de compensação, atirou forte fora da área, a bola embateu em Cléber, traiu Palatsi e aninhou-se no fundo da baliza da turma de Machado (1-0).
E se o golo vila-condense já tinha sido contra a corrente, foi a vez do Guimarães pagar a desfeita da equipa da casa e, quando o Rio Ave demonstrava ascendente, Djurdjevic «subiu» rápido pelo lado esquerdo e cruzou para Alex marcar e empatar a partida, com o primeiro golo dos vimaranenses na qualidade de visitantes (1-1).
Sob a arbitragem de Paulo Paraty (Porto), no Estádio dos Arcos, com cerca de três espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Rio Ave:
Rio Ave: Mora, Niquinha, Franco, Idalécio, Miguelito, Mozer, Delson, Evandro, Ricardo Nascimento, Gama (Saulo, 72') e Gaúcho (Paulo César, 76').
Suplentes: Candeias, Paulo César, Nuno Sousa, José Gomes, Bruno Mendes, Saúlo e Junas.
V. Guimarães:
V. Guimarães: Palatsi, Bessa, Cléber, Dragoner, Rogério Matias, Rui Ferreira (Luís Mário, 46'), Flávio Meireles, Alex, Djurdjevic, Rafael (Bráulio, 90') e Romeu (Carlos Carneiro, 83').
Suplentes: Miguel, Bráulio, Carlos Carneiro, Orahovac, Luís Mário, Medeiros e Moreno.
Acção disciplinar: cartão amarelo
Acção disciplinar: cartão amarelo a Djurdjevic (79').