A Sony anunciou hoje que está a desenvolver o seu primeiro robô humanóide, capaz de falar, andar e até dançar. Os robôs servirão sobretudo para entretenimento e a curto prazo poderão realizar tarefas úteis.
Corpo do artigo
O primeiro robô humanóide da Sony foi anunciado hoje, e será capaz de falar, andar e até dançar. O novo robô, com a designação SDR-3X, executa movimentos como andar e mudar de direcção, levantar-se, equilibrar-se numa só perna ou pontapear uma bola.
O robô servirá sobretudo para entretenimento, mas a curto prazo poderá realizar tarefas úteis.
O robô coordena os seus movimentos a partir de uma câmara, de um microfone e de células sensoriais colocadas nos pés e nas suas 24 articulações. Com 50 centímetros de altura e cinco quilos de peso, o SDR- 3X pode ser controlado através da voz, graças a dois microfones incorporados nas orelhas e está equipado com um sistema de linguagem que lhe permite reconhecer 20 palavras e pronunciar outras 20.
O preço e a data de lançamento ainda não foram divulgados, mas o robô será uma das estrelas do salão ROBODEX 2000, que terá lugar em Yokohama, perto de Tóquio, durante três dias, a partir de quinta-feira.
A Sony espera vir a repetir o êxito que obteve com o cão electrónico AIBO, cujos 3.000 modelos postos à venda na Internet se esgotaram em poucos minutos.