A primeira experiência transatlântica de telemedicina aconteceu a 7 de Setembro. Entre Estrasburgo, em França, e Nova Iorque, nos Estados Unidos, uma paciente de 68 anos foi operada com o contributo da robótica.
Corpo do artigo
Em Estrasburgo, França, uma paciente de 68 anos foi operada por um cirurgião que se encontrava em Nova Iorque, Estados Unidos. Assim se realizou a primeira intervenção cirúrgica transatlântica por telemedicina, com a ajuda da robótica.
«Esta proeza tecnológica foi possível graças à robótica e, sobretudo, graças a uma ligação telefónica de alto débito, rápida e de qualidade constante, que permitiu a intervenção com toda a segurança», considerou o cirurgião Jacques Marescaux.
A 7 de Setembro, a partir de Nova Iorque, o cirurgião manipulou os braços de um robô, o Zeus, concebido pela Computer Motion, para operar em directo a paciente hospitalizada em Estrasburgo.
Esta primeira experiência resultou da parceria entre o Instituto de Investigação contra os Cancros do Aparelho Digestivo (IRCAD) de Estrasburgo, a France Telecom e a sociedade californiana Computer Motion, especializada em robótica cirúrgica.