Militantes palestinos dispararam esta quinta-feira um rocket de Gaza para o sul de Israel, sem provocar vítimas. Na quarta-feira, soldados israelitas tinham tirado a vida a cinco palestinos na Cisjordânia.
Corpo do artigo
O rocket caiu perto da cidade israelita de Sderot, disseram fontes militares de Israel. Não há por enquanto registo de mortos ou feridos.
É a primeira vez que são disparados rockets entre os dois países, desde o desmantelamento dos colonatos judeus da Faixa de Gaza e de quatro colonatos da Cisjordânia.
Facções da resistência palestina tinham hoje ameaçado vingar a morte de cinco residentes do campo de refugiados de Tulkarem, Cisjordânia, uma acção do exército israelita já condenada pelo Presidente e o primeiro-ministro da Autoridade Palestina como um «crime brutal».
A Jihad islâmica, o Hamas e as Brigadas dos Mártires al-Aqsa juraram vingar as vítimas, incluindo dois adolescentes de 16 anos, mortos quarta-feira à noite numa operação do corpo militar israelita de elite "Guinda".
Segundo o exército israelita, a missão era dirigida contra militantes da Jihad, suspeitos de envolvimento em dois ataques perpetrados por suicidas, em Fevereiro e Julho deste ano, nos quais morreram 10 israelitas e dezenas ficaram feridos.