O brasileiro Ronaldinho Gaúcho é o melhor jogador do Mundo em 2004, ultrapassando o francês Thierry Henry e o ucraniano Shevchenko. A escolha foi anunciada esta segunda-feira pela FIFA.
Corpo do artigo
Ronaldinho Gaúcho, colega de equipa do luso-brasileiro Deco no FC Barcelona, foi eleito pela FIFA como melhor jogador do Mundo em 2004.
Dos 35 futebolistas apresentados aos seleccionadores e capitães de selecções de futebol, Ronaldinho reuniu um total de 620 votos, contra 552 do gaulês Thierry Henry, campeão inglês pelo Arsenal, e 253 do ucraniano Andrei Shevchenko, companheiro de equipa de Rui Costa no AC Milão, igualmente vencedor do campeonato italiano.
Com 24 anos e já campeão do Mundo no Coreia Sul/Japão2002 pela selecção brasileira, Ronaldinho sucede ao francês Zinedine Zidane como detentor deste troféu.
Ronaldinho foi formado no Grémio de Porto Alegre, representando depois, já na Europa, o Paris Saint-Germain (2001) até chegar ao Barcelona, em 2003.
Na lista dos melhores da FIFA, Portugal esteve representado pelos três internacionais, Deco, Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
Deco, apesar da Liga dos Campeões conquistada ao serviço do FC Porto e do segundo lugar no Euro2004, ficou-se pela sétima posição, tendo reunido 96 votos.
Luís Figo, vencedor em 2001, só reuniu 35 votos, quedando-se por um modesto 15º lugar. O jogador do Real Madrid foi mesmo suplantando pelo jovem Cristiano Ronaldo, actualmente no Manchester United, e que alcançou a 13ª posição, com 45 votos.