O avançado Cristiano Ronaldo e o médio Deco foram, esta segunda-feira, as grandes ausências no primeiro treino da selecção portuguesa de futebol para o jogo de quarta-feira com o Cazaquistão, do grupo A de qualificação para o Euro2008.
Corpo do artigo
Os jogadores ficaram no hotel a efectuar trabalho condicionado, em conjunto com Manuel da Costa, mas por razões diferentes: o defesa e Deco foram poupados por terem jogado domingo, enquanto Ronaldo recupera de um «toque» sofrido no embate entre o Manchester United e o Blackburn.
Deco, inclusive, só hoje se juntou à selecção, que treinou durante hora e meia no Estádio Nacional com três caras novas: o defesa Tonel, o médio Raul Meireles e o guarda-redes Manuel Fernandes, chamado apenas para ser observado por Luiz Felipe Scolari.
Além das estreias, registaram-se vários regressos aos eleitos, casos de Quaresma, João Moutinho e Carlos Martins, mas o mais saudado foi o do defesa Jorge Andrade, após longo período de ausência por lesão, que o afastou do campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha.
O seleccionador não deu muitas indicações sobre o «onze» que alinhará quarta-feira no Estádio Cidade de Coimbra, mas deixou perceber algumas intenções, como, por exemplo, a possível titularidade de Raul Meireles ao lado de Deco e Tiago no meio campo luso.
A presença de Tonel no eixo da defesa, ao lado do indiscutível Ricardo Carvalho, parece também estar nos planos de Scolari, que, na parte final do apronto, trabalhou com a presença em simultâneo de dois pontas-de-lança, dupla composta por Nuno Gomes e Hélder Postiga.
Portugal está proibido de perder pontos em casa com a antiga república soviética, depois do início titubeante na fase de apuramento, com apenas uma vitória (3-0, na recepção ao Azerbaijão), um empate (0-0, com a Finlândia) e uma derrota (2-1, na Polónia).
O Cazaquistão ainda não ganhou no grupo A, mas já empatou (0-0) na Bélgica e na única ocasião em que defrontou Portugal, em 2003, perdeu por tangencial 1-0, graças a um golo afortunado de Simão, num jogo particular que marcou a estreia de Cristiano Ronaldo com a camisola das «quinas».