O Benfica venceu, este domingo, o Paços de Ferreira, em penúltimo na geral, por quatro bolas a uma, com Rui Costa a marcar dois golos. Com esta vitória, a primeira da "era" Fernando Chalana, os "encarnados" quebraram o jejum de vitórias em casa.
Corpo do artigo
Rui Costa, um dia após completar 36 anos, foi a figura do jogo, este domingo, entre o Benfica e o penúltimo da geral, Paços de Ferreira, ao marcar dois dos quatro golos dos "encarnados".
No primeiro triunfo da "era" Fernando Chalana, o Benfica começou a marcar, aos 24 minutos, com Rodriguez a disparar um "míssil" na direcção de Peçanha, a uns 30 metros da baliza adversária.
Aos 40 minutos, o árbitro apontou para a marca de castigo máximo quando Cristiano tropeçou na sua própria perna, num lance em que Nelson corria na sua peugada, e Wesley, chamado a converter, empatou o marcador.
Na contestação do lance, Rui Costa e Nuno Gomes foram sancionados com o cartão amarelo.
No segundo tempo, foi Cristiano a causar a primeira situação de perigo, mas a marcação surgiu, aos 69 minutos, com Cardozo a marcar o seu 20º golo.
Depois, foi a vez de Rui Costa começar a celebrar o seu aniversário ao cobrir, aos 75 minutos, de forma exemplar um livre directo a 30 metros da baliza de Peçanha, fazendo o esférico entrar no canto superior direito.
O desânimo do Paços, cada vez mais condenado à despromoção, era evidente e, aos 85, Rui Costa fixou o resultado com um raro golo de cabeça, após cruzamento de Rodriguez, no flanco esquerdo, com o guarda-redes Peçanha a ficar mal na "fotografia".
Depois das vitórias do FC Porto, do Sporting e do triunfo de sexta-feira do Vitória de Guimarães sobre o Marítimo, o Benfica sabia que tinha de vencer para não perder fôlego na luta pelo segundo lugar.
Perante a arbitragem de Elmano Santos, da Madeira, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica
Benfica: Quim, Nelson, Edcarlos, Katsouranis, Leo, Petit, Maxi Pereira (Di Maria, 59), Rui Costa, Cristian Rodriguez, Nuno Gomes (Mantorras, 79) e Cardozo (Binya, 86).
Suplentes: Butt, Luís Filipe, Mantorras, Binya, Di Maria, Sepsi e Makukula.
Paços Ferreira
Paços Ferreira: Peçanha, Mangualde, Rovérsio, Kiko, Chico Silva, Paulo Sousa, Pedrinha, Filipe Anunciação, Wesley (Ricardinho, 72), Cristiano (Edson, 62) e William (Renato Queirós, 81).
Suplentes: Pedro, Edson, Renato Queirós, Luiz Carlos, Ricardinho, Ferreira e Tiago Valente.
Acção disciplinar
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Edcarlos (15), William (29), Wesley (33), Rui Costa (41), Nuno Gomes (42), Filipe Anunciação (54) e Mangualde (64).