O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, considerou esta quinta-feira «as melhores escolhas» o superintendente-chefe Oliveira Pereira para novo director nacional da PSP e o tenente-general Nelson Santos para dirigir a GNR.
Corpo do artigo
«Estou certo que estas escolhas não são as escolhas possíveis, são as melhores escolhas, que vão beneficiar o país, os cidadãos e as próprias forças de segurança», afirmou o ministro, no final de uma visita a uma Feira das Escolas, na cidade alentejana de Estremoz.
O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje que o superintendente-chefe Oliveira Pereira será o novo director nacional da PSP, em substituição de Orlando Romano, e o tenente-general Nelson Santos vai passar a ocupar o cargo de Mourato Nunes à frente da GNR.
Oliveira Pereira, até agora «número dois» da Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), substitui o procurador da República Orlando Romano, que «manifestou vontade de cessar funções», segundo o MAI.
A tomada de posse de Francisco Oliveira Pereira, de 57 anos, está marcada para o dia 25.
Em Estremoz, o ministro da Administração Interna considerou Oliveira Pereira «uma pessoa de mérito conhecido», garantindo que a substituição de Orlando Romano à frente da PSP não teve a ver com «nenhum mal-estar», mas sim por vontade do responsável.
Também na GNR, o comando-geral vai sofrer mudanças, devido à passagem à reserva do tenente-general Mourato Nunes, sendo substituído pelo tenente-general Nelson Santos, actualmente a exercer as funções de vice-chefe do Estado-Maior do Exército.