O PS considera que o presidente da Câmara do Porto só pode ter andado a brincar e a fazer chantagem com a cidade. Rui Rio optou por não convocar eleições intercalares depois da oposição ter chumbado os estatutos da sociedade de reabilitação urbana.
Corpo do artigo
Depois de três dias a pensar, Rui Rio, optou por não convocar eleições intercalares na Câmara do Porto.
Após o chumbo da oposição dos estatutos da sociedade de reabilitação urbana, denominada «Porto Vivo» o autarca ponderou demitir-se, mas terminada que está a reflexão Rui Rio decidiu negociar com a oposição.
Em reacção a esta situação, Nuno Cardoso líder da concelhia socialista, considera que Rui Rio nunca pensou abandonar funções, tudo não passou de uma brincadeira, em que o autarca quis ganhar protagonismo dentro do PSD.
«Não trabalhou como devia, tentou fazer chantagem com a cidade para tentar fazer chantagem com o PSD», adiantou Nuno Cardoso, alegando que Rui Rio «está mais preocupado com a sua posição dentro do partido do que com os interesses na cidade do Porto».
A TSF sabe que o presidente da Câmara do Porto vai apresentar em Assembleia Municipal a mesma proposta que foi chumbada na passada segunda-feira, só que vai incluir as mudanças reivindicadas pelos socialistas.
O PS quer delimitar a três anos a maioria do Estado na sociedade de reabilitação urbana da baixa da cidade.
Os deputados socialistas contestam o regime de excepção da «Porto Vivo», que de acordo com os estatutos chumbados seria uma sociedade anónima, tendo como accionista maioritário o Instituto Nacional de Habitação, que entra com 60 por cento do capital e a autarquia com 40 por cento.