O antigo presidente da Câmara Municipal de Lamego, Rui Valadares, foi esta noite eleito, como previsto, presidente dos Bombeiros Voluntários de Lamego.
Corpo do artigo
Após a contagem dos votos, que fechou cerca da meia-noite, Rui Valadares foi confirmado como novo presidente dos bombeiros, com 200 votos a favor, cinco contra e um nulo.
Estas eleições antecipadas foram convocadas depois da demissão da antiga direcção face à «posição irredutível» dos bombeiros, que estiveram cerca de um mês indisponíveis para o serviço, na sequência da suspensão do seu comandante, João Nuno, devido a alegada utilização abusiva do helicóptero estacionado no quartel, afecto ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Neste confronto, os bombeiros disseram que voltariam a assumir as suas funções caso a direcção pedisse a demissão, por considerarem que Arlindo Fonseca não se empenhou na defesa do bom-nome de João Nuno.
Depois de 45 dias de suspensão, João Nuno regressou ao trabalho a 13 de Novembro, apesar de o processo disciplinar que lhe foi instaurado não estar ainda concluído.