A Rússia admite separar da Estação Espacial Internacional o seu módulo Zvezda para criar uma estação orbital própria, se «os Estados Unidos relançarem a guerra fria no espaço», adiantou esta terça-feira um responsável do sector espacial russo.
Corpo do artigo
A separação do módulo Zvezda, lançado para o espaço em Junho de 2000, «é tecnicamente possível», disse o responsável, que pediu anonimato.
O Zvezda (estrela, em russo) tem servido para alojar os astronautas, sendo ainda o módulo onde grande parte do trabalho em órbitra é realizado no interior da Estação.
As relações entre a NASA e a agência espacial russa têm sido marcadas, nas últimas semanas, por uma série de contenciosos.
Os russos tencionam levar, já no dia 28, um empresário norte-americano, Dennis Tito, à Estação. A confirmar-se a viagem «turística», os russos poderão encaixar 4,5 milhões de contos.
A NASA não concorda com o projecto, alegando que o turista não seria capaz de reagir no caso de surgir uma emergência na missão.
As negociações entre os dois países sobre este problema foram entretanto adiadas para o final desta semana, de acordo com um porta-voz da agência russa.