A Rússia anunciou um voo de ensaio de uma nave impulsionada por vento solar. O director do Centro de Investigações «Babakin» adiantou que a «Kosmos-1» vai voar numa órbita baixa para comprovar a sua eficácia.
Corpo do artigo
A Rússia anunciou o próximo voo de ensaio da nave espacial «Kosmos-1», desenvolvida pela sua indústria aeronáutica, e que será capaz de voar com os ventos solares.
Victor Kudriashov, o director do revolucionário programa, e membro do Centro de Investigações «Babakin» para Projectos Espaciais, explicou que a «Kosmos-1» vai fazer um ensaio numa órbita baixa para comprovar a sua eficácia e diisse que o aparelho já se encontra pronto.
Nesta altura falta apenas acordar a data de lançamento com os representantes da Armada Russa. O lançamento vai recorrer a um foguete transportador e será realizado a partir de um submarino nuclear da Frota do Norte, no Mar de Barents, no sul do Árctico.
A «Kosmos-1» chegará à órbita com a ajuda do foguete fabricado a partir de um míssil balístico intercontinental RS-20, o temido SS-18, ou «Satanás», como foi apelidado pela NATO.