O conflito na Tchéchénia continua e a Rússia até intensificou as hostilidades. Desta vez o palco da ofensiva foi a Internet.
Corpo do artigo
Os serviços de segurança russos foram, alegadamente, os responsáveis pelos ataques contra dois sites tchechenos que são neste momento as principais fontes de informação do lado dos independentistas.
As páginas www.kavkaz.org e www.chechenpress.com, ficaram fora de serviço depois de sofrerem ataques de hackers logo a seguir à entrada das tropas russas no teatro de Moscovo que tinha sido tomado por rebeldes tchechenos.
O mais inesperado é que o site www.kavkaz.org se encontra registado nos Estados Unidos. Dirigido por um ex-ministro tchecheno no exílio, o próprio confessou-se surpreendido com a forma fácil como os Serviços Especiais russos conseguiram actuar com tanta facilidade nos Estados Unidos. Mesmo que tenham agido à distância.
O site Kavkaz.org e o da imprensa tchechena, foram uma valiosa fonte de informação alternativa para todos os que seguem o conflito naquele território.
O site www.chechenpress.com conseguiu voltar a estar acessível, mas o outro até agora ainda não. Aliás, mesmo tendo mudado de endereço, o kavkaz.org , que passou a ser www.kavkazcenter.com , sofreu também um ataque por bombardeamento de dados e está sem funcionar desde o final da passada semana.
O caso do ataque a estes site tchechenos, só vem confirmar que a nova guerra passa também pela internet.
Século XXI
Dias úteis, 12h50m