Os russos elegeram como «homem do século» do seu país o líder comunista Vladimir Lenine, logo seguido por Estaline, segundo uma sondagem hoje divulgada pela agência noticiosa Interfax. Sakharov ficou em terceiro lugar.
Corpo do artigo
O defensor dos direitos humanos e vencedor do Prémio Nobel Andrei Sakharov classificou-se em terceiro lugar, de acordo com a mesma fonte.
Na sondagem, foi pedido a 1.500 russos que indicassem um nome para o «homem do século», sem que lhes fossem dadas sugestões. Lenine foi a escolha de 14 por cento dos inquiridos.
Estaline obteve nove por cento de respostas, apesar de haver consenso entre a maioria dos russos de que foi um ditador cruel, responsável pela morte de milhões de pessoas em execuções arbitrárias e campos de trabalho forçado.
Sakharov, um famoso físico nuclear que chamou a atenção para a crueldade do sistema soviético, constituiu a opção de oito por cento dos inquiridos.
Também os nomes do primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, e do reformista soviético Mikhail Gorbachev foram referidos, tendo-se classificado em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Seguiram-se-lhes actores e políticos nacionais do passado, de acordo com a Interfax.