A revista «Sábado» divulga uma lista dos cinco melhores hospitais públicos portugueses. O Hospital de São João, Hospitais Universitários de Coimbra, Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar da Cova da Beira e Hospital Egas Moniz foram os eleitos.
Corpo do artigo
A revista «Sábado» divulga, esta quinta-feira, uma lista dos cinco melhores hospitais públicos portugueses.
Trata-se de um «ranking» elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública, feito a partir de dados de 2005 da Direcção Nacional de Saúde.
Os cinco melhores foram o Hospital de São João (Porto), Hospitais Universitários de Coimbra, Hospital de Santa Maria (Lisboa) Centro Hospitalar da Cova da Beira (Covilhã) e Hospital Egas Moniz (Lisboa).
Em declarações à TSF, o director da revista «Sábado», Miguel Pinheiro, explicou os critérios para a realização deste «ranking».
«Entraram os números relativos a mortalidade, complicações médicas, readmissões nos hospitais e uma avaliação geral de desempenho», adiantou.
No entanto, o responsável admitiu que a lista pode ser alvo de críticas, nomeadamente porque se limita a dar conta dos melhores hospitais, ignorando os piores.
«Os rankings são sempre polémicos, especialmente em Portugal onde existe a cultura de que não é possível comparar as coisas, porque ao dizer-se quem são os melhores, estamos implicitamente a fazer um censura pública aos piores», disse.
Miguel Pinheiro sustentou, ainda assim, a validade de um estudo que sublinha os casos que devem seguir de exemplo.
«O objectivo deste trabalho não é dizer mal dos hospitais que estão menos bem classificados, mas antes dizer bem dos hospitais que estão no topo da lista. Queremos que isto seja visto, quer por médicos quer por doentes, de forma positiva para melhorar a vida das pessoas», acrescentou.
No entender do director da «Sábado», esta lista dos melhores hospiatis tem ainda o mérito de provar que os bons exemplos de unidades hospitalres do Estado se espalham por todo o país, não se concentrando apenas nas duas maiores ciadades.