O Presidente da República e o primeiro-ministro lamentaram, esta sexta-feira, a morte do fundador do PS. Jorge Sampaio e Santana Lopes recordaram o socialista Fernando Valle como um «exemplo» de coragem e democracia.
Corpo do artigo
Em telegrama enviado à família do médico e fundador do PS, Jorge Sampaio apresentou as suas condolências pela morte de Fernando Valle, que recordou como um amigo, uma «grande figura da democracia portuguesa» na qual viu «um exemplo e uma referência cívica».
«Em nome de Portugal, presto homenagem à memória de Fernando Valle e aponto às novas gerações a sua figura como um exemplo de actualidade perene», declarou o Presidente da República.
«A sua morte deixa-nos mais pobres, mas o seu legado permanecerá para nos inspirar na luta por um país melhor e por uma democracia aperfeiçoada», sublinhou.
«A sua acção na política, pela elevação e pelo rigor ético, pelo desinteresse pessoal, pela humildade democrática, tornou-o um símbolo de honradez republicana para sucessivas gerações», elogiou o chefe de Estado.
Santana recorda Fernando Valle como «exemplo de coragem»
O primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, também lamentou a morte do fundador e presidente honorário do PS, Fernando Valle, considerando-o um «exemplo de convicção, de coragem e de defesa dos valores do Estado de Direito».
«Curvo-me perante a memória deste fundador do Partido Socialista, que se manteve leal aos melhores valores republicanos no seu longo caminho de coerência», refere Santana Lopes, numa mensagem dirigida à família de Fernando Valle e ao PS.
Recordando Fernando Valle como uma «referência maior na construção da democracia em Portugal», o primeiro-ministro destaca ainda a convicção e coragem com que o fundador do PS defendeu os «valores do Estado de Direito na luta pela liberdades democráticas, antes e depois da Revolução de Abril».
O médico Fernando Valle morreu hoje em Coimbra, aos 104 anos.
O funeral do fundador e presidente honorário do PS realiza-se sábado, às 16:00 horas, da capela privada da família para o cemitério de Coja, sua terra natal, no concelho de Arganil.