Sampaio enviou mensagem de Natal aos emigrantes portugueses. O Presidente da República frisou o prestígio que a comunidade portuguesa tem no exterior desejando a todos os portugueses um Natal «muito feliz».
Corpo do artigo
O Presidente da República enviou uma mensagem de Natal aos emigrantes portugueses. Num discurso gravado e transmitido pela RDP internacional, Jorge Sampaio agradeceu o trabalho que os emigrantes têm desenvolvido fora do país.
Sampaio lembrou que, apesar de viverem fora de Portugal, esta quadra ajuda a aproximar os portugueses espalhados por esse mundo: «O Natal é a festa que vence a distância. No Natal estamos ainda mais próximos dos que nos são queridos sentimos mais a falta dos que estão ausentes desejamo-lhes paz, saúde e felicidade. É neste espírito que me dirijo afectuosamente aos portugueses que um dia tiveram que partir da nossa terra e vivem hoje noutros países».
O presidente sublinhou, que apesar da distância, Portugal tem todos os emigrantes «no coração» e agradeceu «o prestígio e o bom nome» que a honradez e o trabalho dos portugueses no estrangeiro dão ao país.
«Por todo o lado tenho recebido com muito orgulho em vós testemunhos de apreço pelas comunidades portuguesas. Sei bem que a distância física em que vos encontrais é todos os dias vencida pelo amor a Portugal. No Natal esse amor é o melhor garante de que os vínculos que ligam todos os portugueses, estejam onde estiverem, se reforçam», afirmou Jorge Sampaio.
A concluir, o presidente desejou a todos um Natal cheio de felicidade: «É por isso que posso dizer-vos, vivemos o Natal também na vossa companhia e na vossa lembrança. Desejo a todos um Natal muito, muito feliz e faço votos de que o novo ano realize os vossos desejos mais calorosos. Em nome Portugal, que represento, em meu nome pessoal digo-vos com toda a amizade: Boas Festas».