O Presidente da República, Jorge Sampaio, mostrou-se esta quarta-feira esperançoso de que um segundo mandato de George W. Bush na Casa Branca tenha uma «nova acuidade» e permita impulsionar a paz e cooperação multilateral.
Corpo do artigo
Num comentário à possível vitória de George W. Bush nas eleições de terça-feira, Jorge Sampaio lembrou que, por vezes, os segundos mandatos presidenciais se caracterizam por uma nova sensibilidade, o que poderá contribuir para abrandar alguma tensão existente das relações transatlânticas.
«Espero que seja possível, neste segundo mandato (de Bush), trabalhar pela paz, pelo desenvolvimento, pela protecção ambiental e, eventualmente, reforçar as entidades multilaterais», destacou Sampaio durante uma conferência de imprensa conjunta com os seu homólogo austríaco, Heinz Fischer.
O Presidente da República lembrou ainda que a experiência demonstra que as entidades multilaterais «são indispensáveis para se poder contribuir para que os perigos que existem possam ter uma solução efectiva».
«A experiência, muitas vezes, do primeiro mandato para o segundo faz com que o segundo tenha uma nova acuidade», sublinhou o chefe de Estado português, acrescentando que «há que esperar para ver, mas há que estar disponível, do ponto de vista português, para uma cooperação transatlântica, que é um elemento fundamental da nossa maneira de encarar o mundo».
Com mais de 90 por cento dos votos escrutinados, o actual presidente norte-americano contabilizava, ao final da manhã em Portugal, 254 grandes eleitores contra 252 de John Kerry.